
O trabalho surpreende com a mistura de referências pop e processamentos sonoros sob linguagens ancestrais do baião de viola e do coco de roda, aliadas às rigorosas técnicas de composição da tradição erudita ocidental. Em Elefantes na Rua Nova, Caçapa usa três violas dinâmicas, com timbres diferentes, e percussão do coco de roda, gênero musical popular que sempre lhe chamou atenção, assim como o repente.
O outro elemento que utiliza e, segundo ele pode parecer estranho à música de rua do Nordeste, é o baixolão no qual acredita se misturar melhor com as sonoridades das violas. “Tudo que eu queria é que a música de Elefantes na Rua Nova soasse com certa força”, diz ele, que pluga as violas em amplificadores e utiliza pedais de efeito para criar texturas e timbres diferentes. “A tradição me ensinou a liberdade de se tratar a linguagem musical. Isso é uma lição. As pessoas acham que a tradição é sempre imóvel”, completa o autor.
texto via João Carvalho
2011 Elefantes na Rua Nova
1. BAIANO-ROJÃO Nº01
2. COCO-ROJÃO Nº01
3. COCO-ROJÃO Nº03
4. BAIANO-ROJÃO Nº02
5. COCO-ROJÃO Nº02
6. SAMBA DE ROJÃO Nº01
7. ROJÃO Nº01 8. COCO-ROJÃO Nº04
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